27/01/2012

  A final de amanhã que irá opor Maria Sharapova e Victoria Azarenka tem tudo para ser um grande encontro, cheio de emoções. As duas jogadoras são bastante semelhantes, jogo possante e muito ofensivo, com capacidade de fazer winners em qualquer sítio do court.
 Sharapova irá marcar presença na sua 6ª final de Grand Slam, a 3ª em Melbourne Park e já Azarenka, é uma estreante nestas andanças e essa reside ser a grande questão à volta deste encontro, será que Azarenka irá acusar a pressão ou conseguirá soltar-se e apresentar o excelente nível de ténis que tem produzido ao longo destas duas semanas? Se isso acontecer a vida para Sharapova não será nada fácil.
 A Bielorrussa de 22 anos já venceu Sharapova em três ocasiões, duas delas em finais. Mas vamos observar  mais atentamente o mano a mano. Três vitórias para cada lado sendo que as três que caíram para o lado da Russa foram arrancadas a ferros, duas foram decididas em 3 sets e uma contou com o abandono de "Vika" em Roma no ano passado, a última vez que  se defrontaram.
 Se do lado de Azarenka a grande questão gira em torno do estado mental em que ela se irá apresentar amanhã, do lado de Sharapova a preocupação continua a ser a mesma, como irá ela servir?? O serviço é definitivamente o ponto fraco do jogo da Russa por estes dias, no entanto, neste torneio e apesar de algumas duplas faltas já expressivas constatamos que o serviço está mais forte e consistente, o seu 1º serviço melhorou bastante e está a voltar a ganhar muitos pontos com ele, como é comprovado pelos 31 de 40 pontos de breaks pontos salvos ao longo do torneio.
 A juntar a tudo isto, não é só o título de Melbourne que estará em jogo, a liderança do ranking mundial será atribuída à grande vencedora. Sharapova vê a posição de número 1 como algo bom mas que não é crucial neste momento, a "Sereia da Sibéria" foca-se na conquista de Grand Slams e diz que nº1 é algo que futuramente virá com essas conquistas de majors. Azarenka é cautelosa também neste departamento e garante que não irá entrar em court com a liderança da WTA na cabeça, mas não esconde que é um objectivo.
 Os dados estão então lançados e temos todos os ingredientes para ser uma grande final, emocionante, bem disputada e muito barulhenta!
 Boa sorte Maria!