28/01/2012

Maria Sharapova - 2012 Australian Open - Day 13  Ainda não foi desta que Maria Sharapova voltou a conquistar um título de Grand Slam. Hoje, na Rod Laver Arena a protagonista foi apenas uma , Victoria Azarenka.
 A bielorrussa esmagou Sharapova por expressivos 6-3 6-0 num encontro em que a história é fácil de escrever. Entrada algo tímida de Azarenka oferecendo a Sharapova uma vantagem inicial, mas a partir daí parecia que todos os pontos caíam para o lado de "Vika" uma vez que venceu 12 dos 13 jogos seguintes.
 Foi uma Azarenka no seu melhor e uma Sharapova bastante aquém, cometendo erro atrás de erro. A Russa chegava atrasada a muitas bolas, noutras perdia a oportunidade de matar o ponto e em muitas simplesmente não colocava a bola em jogo.
  Uma final desapontante  em quase todos os aspectos, onde o contraste entre o estado de espírito das duas jogadoras foi bem visível na cerimónia final. A "Sereia da Sibéria" conteve-se até ao último instante, mas esteve perto de soltar uma lágrima enquanto apresentava o seu discurso de finalista, onde mais uma vez foi soberba, "As primeiras palavras vão para a Victoria , parabéns à Victoria, é uma honra jogar contra ti. Aprecia este título enquanto puderes. (...) Eu estou longe de casa há mais de 1 mês e Melbourne tem sido a minha casa durante este mês, e não podia ter pedido melhor. Estar aqui depois de tantos anos é fantástico, tenho tido muitas vitórias e derrotas marcantes e tenho a certeza que voltarei a estar nesta situação e nós temos os nossos dias bons, os dias maus, os dias difíceis e simplesmente aqueles que não são os nossos dias,  e hoje a Vika foi melhor a vários níveis. (...) e neste deporto o vencedor leva tudo mas eu vou estar de volta aqui para actuar perante todos vocês. Quero agradecer muito à minha equipa, à minha mãe e ao meu pai que acreditam sempre em mim (...) e ao meu noivo que mal posso esperar por te ver em breve. Quero também agradecer a todos aqueles que tornam este torneio possível (...) eu estarei de volta."
  Acaba então assim o sonho, mas só por agora. Azarenka fica com título e a liderança do ranking enquanto que Sharapova deixa Melboure como finalista e com a 3ª posição do ranking. O seu próximo compromisso é a eliminatória da Fed Cup já no próximo fim de semana diante da Espanha.