16/06/2011

O mundo comemorou recentemente o 25º Aniversário da explosão nuclear em Chernobyl no dia 26 de Abril.
Uma das mais conhecidas e admiradas estrelas do ténis, Maria Sharapova, formou equipa com a Fundação Crianças de Chernobyl para oferecer apoio aos jovens que agora vivem com as consequências de um dos piores desastres ambientais da história.

No dia 27 de Abril, a equipa dos representantes da Fundação Crianças de Chernobyl e as suas ligações bielorrussas ofereceram 75 bicicletas novas ao Orfanato Rudensk, doadas pessoalmente por Sharapova. Além disso também foram oferecidos capacetes, medicamentos e roupas. Rudensk está localizado numa área de restabelecimento de Chernobyl perto de Minsk, Bielorrússia e está aproximadamente a 321 km do norte de Chernobyl, zona que está de momento inabitável.


As 175 crianças que vivem no Orfanato Rudensk ficaram encantados por receberem presentes de Sharapova, alguém que eles admiram e vêem como um modelo a seguir.

"Estamos muito honrados que os representantes da Fundação Crianças de Chernobyl tenham vindo até aqui, desde a América, para trazerem às crianças estas bicicletas maravilhosas" disse Valentin Gilevsky, director do Orfanato. "Agradecemos à Fundação Crianças de Chernobyl e a Maria Sharapova pela generosidade para com o nosso orfanato. Esperamos manter esta relação com a Fundação durante os próximos anos."

Embora não tivesse sido possível ter Sharapova presente nos eventos comemorativos devido ao programa do ténis, apoiar os esforços da Fundação Crianças de Chernobyl é uma causa que está perto do seu coração. A família de Sharapova é originalmente da cidade de Gomel, Bielorrússia, uma área que foi particularmente afectada pela explosão nuclear. A mãe estava grávida de Maria quando ocorreu a explosão, mas teve a possibilidade de deixar Gomel um pouco depois de Sharapova ter nascido. A avó e outros familiares ainda residem em Gomel.

"Sinto-me feliz por ter a possibilidade de fazer a diferença nas vidas destas crianças" disse Sharapova "Estas crianças, que nem se quer eram nascidas aquando da explosão de Chernobyl, ainda estão a sofrer as consequências. Espero que o meu apoio e que a visita da Fudanção Crianças de Chernobyl os faça sorrir e que lhes ofereça esperança para o futuro."