30/05/2011

Maria Sharapova of Russia reacts after winning her match against Agnieszka Radwanska of Poland during the French Open tennis tournament at the Roland Garros stadium in Paris May 30, 2011.  Maria Sharapova tinha definido que os dois primeiros objectivos da temporada eram voltar ao top 10 mundial e conseguir marcar presença nos quartos-de-final dos Grand Slams, fase que não chegava há exactamente 2 anos quando em 2009 foi derrotada nos quartos-de-final por Dominika Cibulkova. O 1º objectivo foi cumprido em Abril e o segundo foi assegurado hoje, após a Russa derrotar a Polaca Agnieszka Radwanska por 7-6 7-5.
 Previa-se um encontro difícil para Sharapova pois Radwanska é uma das jogadoras mais consistentes do circuito, obrigando Sharapova a jogar sempre mais uma bola e consequentemente a cometer muitos erros. É verdade, a Russa apontou 44 erros não forçados mas, por sua vez compensou-os com 47 winners.
 Assim, após uma péssima entrada de Sharapova no encontro, sofreu break no seu 1º jogo de serviço onde cometeu 2 duplas faltas (7 no total do encontro, o mesmo número de aces) a Russa viu-se a perder por 1-4 mas, mais uma vez mentalmente superou, recuperou o break de atraso e levou o set a um tie break onde acabou por vencê-lo.
 No início do 2º set pôs o pé no acelerador e arrancou com 2-0 mas não voltou a ter consistência e sofreu breaks, chegando mesmo a perder por 5-3 enfrentando 5 set points. Como sempre, a Russa lutou até ao fim,  voltou a quebrar o serviu da Polaca e depois de 2 horas de jogo fechou e encontro no jogo de serviço de Radwanska e assegurou um lugar no lote das últimas 8.
 A próxima adversária que se segue é a Alemã Andrea Petkovic. Sharapova e Petkovic defrontaram-se 3 vezes e a Russa lidera o mano a mano por 2-1.