15/03/2011

  Dinara Safina é a próxima adversária de Maria Sharapova no prestigiado torneio de Indian Wells, encontro referente aos oitavos de final da prova.
  Maria e Dinara são as únicas Russas a terem sido líderes do Ranking Mundial porém, hoje, ambas encontram-se numa posição que não é digna do ténis que quer uma quer outra conseguem produzir. Sharapova ocupa uma modesta 18ª posição e Dinara uma humilhante 108ª posição no ranking mundial.
  As Russas estão empatadas  no mano a mano e, para analisarmos o último embate entre as Russas temos que recuar a Maio de 2008.
Encontro referente aos oitavos de final de Roland Garros. Num lado da rede uma talentosa tenista em ascensão, Dinara Safina, irmã do ex-número um mundial Marat Safim, com os seus 22 anos que ocupava o 14º lugar do ranking. Do outro, a líder do ranking mundial, Maria Sharapova, que vinha de um domínio absoluto nos primeiros meses do ano. 3 títulos sendo que um deles era o Open da Austrália e tinha, conquistado há pouco tempo o seu 1º título em terra batida, Amelia Island em Abril.
  O favoritismo cairia sobre Sharapova no entanto, Safina cometeu a proeza de retirar a número 1 mundial do caminho para o título em Paris, derrotando a Siberiana numa partida bastante emocionante pelos parciais de 6-7 7-6 6-2.
 A partir desse encontro a história das duas Russas foi completamente oposta. Safina vingou no torneio e alcançou a final em Paris, dando um salto gigante na sua carreira. Maria, desiludiu em Wimbledon e em Agosto sofreu uma grave lesão que a obrigou a pendurar a raquete por cerca de 10 meses. Nos 10 meses que estivera afastada dos courts, Maria viu a ascensão de Safina ao topo do ranking mundial. Safina não ganhara um Grand Slam mas para juntar a sua final de Roland Garros em 2008 foi finalista em Áustralia em 2009 no entanto, compensava a falta de sucessos nos Slams com uma consistência em todos os torneios.
  Sharapova voltou às quadras em Maio de 2009, quando Safina era a líder do ranking. Jogara Roland Garros e surpreendeu o público ao chegar aos quartos de final naquele que foi apenas o seu 2º torneio em 10 meses. Safina voltara a alcançar a final em Paris mas mais uma vez tinha desiludido por não conseguir o tão prestigiado título e as críticas cresciam ao longo dos tempos, a sua posição no topo do ranking mundial era enormemente contestada. No final do ano de 2009 já Maria tinha ascendido ao 15º posto da hierarquia mundial e Safina caíra para a vice liderança.
 Veio 2010, e as duas tenistas não vingaram. Sharapova ficou de longe da forma antes atingida e desilidou nos Slams, não chegando sequer aos quartos de final nos 4 desejados torneios. Ainda se deparou com uma lesão no cotovelo que a afastou da competição por cerca de 3 meses.
  Já Safina sofreu uma grave lesão nas costas que também a obrigou a afastar-se do circuito. Quando voltou, em Maio, decepcionou enormemente e contam-se pelos dedos os encontros que ganhou até ao final da temporada.
Ano novo, desejo acrescido de voltar ao topo por parte das Russas. Contudo, o início do ano não foi o melhor para ambas. Sharapova volta a não alcançar os quartos de um Slam tendo sido eliminada por Andrea Petkovic de uma forma humilhante tendo em conta o estatuto que tem. Já Safina foi esmagada por Kim Clijters na 1ª ronda do Open da Australia pelos demolidores parciais de 6-0 6-0.
  Chegamos a Indian Wells, o 1º grande evento desde Austrália. É o 1º torneio para Sharapova desde então e Safina não conseguiu alcançar vitórias, tendo mesmo ponderado pôr um fim à carreira. No entanto, a Russa renasceu em Indian Wells, já se encontra nos oitavos de final e é a 1ª vez em muito tempo que ganha 3 encontros seguidos tendo derrotado pelo meio respeitosos nomes como o de Sam Stosur, actual número 4 e Daniela Hantuchouva. Já Maria, aposta muito em Indian Wells para impulsionar o seu regresso ao top ten e a colocar de novo, na luta por um Slam.
  Ontem, após a grande vitória de Safina diante de Stosur e a concludente vitória de Sharapova frente à 20ª cabeça de série, Arevane Rezai, ficou marcado um grande duelo Russo nos oitavos de final. Um duelo emocionante, em que duplas faltas provavelmente não irão faltar e onde muito poderá estar em jogo, visto que, este é sem dúvida o torneio que as poderá guiar novamente até ao topo.
  As duas Russas não medirão forças antes das 3:30  da madrugada em Portugal, mas uma coisa é certa, valerá a pena ver este espectáculo!