15/01/2011

  Não há grandes feitos atingidos pela ex número 1 mundial desde o seu título em Melbourne em 2008, no entanto afirma cada dia que passa que está muito feliz só por poder estar no court novamente.
  Realizando a sua primeira conferência no Austrália Open a tenista Siberiana afirma que sabe os seus pontos fortes e que tem que investir na melhoria dos fracos.
 "Eu não sabia se alguma vez ia voltar", disse Maria que sofreu aquela que é provavelmente a lesão mais grave para um tenista. "Foi um enorme desafio, só tentar que eu consiga praticar o desporto novamente".
  Foi há 3 anos como 5ª cabeça de série que Sharapova deu a provar mais uma vez que apesar do mediatismo, jogo tem ela , derrotando a 1ª, 3ª e 4ª cabeça de série para levar para casa o seu último título de Grand Slam até à data.
  "No meu regresso, eu nunca pensei muito no ranking porque quando eu tinha uma expectativa de quando ia voltar, não conseguia alcançá-la."."Para mim, baseou-se apenas em ir para o court. Demorou muito tempo para voltar a jogar e a reacção, e tudo o que tens que fazer num desporto quando voltas."
  Maria afirma que procura inspiração e que momentos como o que viveu em Austrália em 2008 servem de alento à tenista."Isso é definitivamente algo que olho e admiro, especialmente quando voltas a este court central. Olhas para as memórias e os grandes tempos."
 No entanto, admite que o ano passado foi uma tremenda desilusão em Austrália, "O ano passado não comecei em grande aqui em Austrália. Mas, para além desse ano sempre me senti muito confortável a jogar aqui e tive óptimos que resultados." Declarou a tenista que, até aos seus 21 anos, altura em que sofreu a lesão tinha um recorde incrível em Austrália, um título, uma final, duas semi finais e um quarto de final. "Obviamente foi muito despontante deixar tão cedo, mas isso acontece e tens que seguir em frente. Eu tentei aprender o máximo dessa derrota."
  Aquela que diz que não é pessoa de passar horas no espelho a admirar-se afirma, "Tu sabes, enquanto sou a minha maior fã sou também a minha maior crítica. Eu não me vou sentar aqui e dizer quais vão ver os meus resultados porque eu acho que ninguém sabe, incluindo eu. É por isso que jogamos, é por isso é que põe a rede, no ténis vais para o court e jogas." 
 Questionada sobre se o seu jogo é ainda forte suficiente para derrotar as melhores, ou se há mudanças a fazer Maria afirma, " Não vou mudar completamente o meu jogo para me adaptar a certos adversários. Sei quais são os meus pontos fortes e as minhas fraquezas e tento trabalhar as coisas que precisam ser melhoradas".
  Muitos afirmam que Maria já não tem ambições tenistícas e que a sua cabeça está em muitos lugares mas não nos ténis, e Sharapova reponde-lhes, "As minhas ambições continuam lá. Tenho sido uma rapariga muito competitiva desde que nasci e amo o desporto", concluiu.

Maria na sua 1º press no Austrália Open 2011